terça-feira, 26 de maio de 2015

Semana 7

Com a chegada do novo sensor, o circuito finalmente funcionou como um todo. O motor de portão elétrico foi escolhido devido à sua capacidade de girar em falso, o que no projeto vai permitir que a dona de casa puxe o gancho para conectar no varal com o motor desligado. Dispondo de um torno mecânico e da ajuda do professor Ronaldo, foi feita e fixada com cola superbonder no eixo do motor uma roldana de madeira onde o cabo que puxa dos cabides será enrolado. Com o gancho e a corda de nylon de pescaria providenciados pelo aluno Jean, acreditamos ter em mãos os últimos itens necessários para poder realizar o teste no modelo completo montado.
O circuito elétrico passou a ser o seguinte:


Nesse circuito, usamos uma fonte de 120V para alimentar o motor, que é ligado a um relé de 5 pinos. O relé serve para acionar o circuito do motor. O sensor é alimentado por uma fonte de 5V (o carregador de celular), que é conectado ao relé e ao sensor. O sensor funciona como chave do circuito. Ao jogarmos água ele aciona o relé que, por sua vez, aciona o motor. 
O fim de curso também já está definido. Colocamos uma chave no circuito do motor. Ela será posicionada de tal forma que, quando as roupas baterem e fecharem a chave, o motor para de rodar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário